quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

13 Dicas para melhorar sua qualidade do sono



Assim como uma boa alimentação e exercícios físicos, uma boa noite de sono é vital para uma vida saudável. Abaixo algumas dicas:

1) Tenha horários: tente ir para a cama e acordar nos mesmos horários, mesmo durante os finais de semana. Isso faz seu corpo pegar ritmo.

2) Exercícios são bons, mas não muito tarde: evite exercícios físicos até 6 horas antes de ir dormir.

3) Evite cafeína e nicotina: os efeitos estimulantes da cafeína encontrada no café, nos refrigerantes à base de cola, chás e chocolates duram até 8 horas até serem expelidas pelo corpo. Nicotina é outro estimulante que deve ser evitado.


4) Evite tomar bebidas à noite: um “drink” antes de dormir pode fazer você pegar no sono mais rápido, mas impede que você alcance estágios mais profundos do sono. Além disso, ao passar o efeito sedativo, você pode acordar no meio da noite.

5) Evite refeições pesadas e líquidos tarde da noite: as refeições pesadas podem causar indigestão e atrapalhar o sono. Os líquidos podem fazer você acordar várias vezes para ir ao banheiro.

6) Evite medicamentos que possam atrasar seu sono, se possível: alguns remédios para coração, pressão e asma podem apresentar este efeito colateral. Observe a reação do corpo ao tratamento.

7) Não tire um cochilo após as 3 da tarde: um cochilo pode melhorar sua performance cognitiva, mas se for muito tarde pode interferir na sua noite de sono. Também evite cochilos mais longos que 1 hora.

8) Relaxe antes de ir pra cama: ouça música, leia, faça um ritual pré-cama.

9) Tome um banho quente antes de ir dormir: uma mudança na temperatura do corpo pode ajudar você a relaxar e adormecer mais rápido, além de relaxar.

10) Tenha um ambiente de dormir: tire tudo que possa atrapalhar seu sono, de objetos brilhantes a televisões e computadores.

11) Fique um tempo no sol: a luz do dia regula seu padrão de sono. Tente sair na luz natural do sol ao menos 30 minutos por dia.

12) Não fique deitado quando não tiver sono: se você continuar acordado após mais de 20 minutos na cama, levante-se e tente fazer uma atividade relaxante até ficar com sono. A ansiedade tentando dormir pode ser pior pra você.

13) Se o problema continuar não deixe de ir ao médico: se você continua cansado mesmo após passar o tempo que considera necessário na cama, você pode sofrer de distúrbio do sono. Não deixe de consultar um médico. É um problema e não vai passar até você tratá-lo.

Fonte: National Health Information Center 

Nenhum comentário:

Postar um comentário